quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Conhecemos os EUA uma das referencias comerciais por seu centro finaceiro mais conhecido como Wall Street em Manhattan sendo o segundo maior de Nova Iorque tendo como sua principal caracteristica as construções de Arranha ceu. Nos dias de hoje Wall Street é o mais importante centro comercial e financeiro do mundo. Compondo suas calçadas circulam diariamente representantes de grandes empresas do mundo inteiro, um ponto que serve como referencia é a Bolsa de valores onde homens engravatados gritam negociando valores e numeros que aparecem em paineis sem ter sentido para quem é leigo. Um dia marcante para os americanos em 24 de Outubro de 1929 conhecido como Black Thursday onde a bolsa de valores americana quebrou e muitas empresas mundiais foram junto como efeito anco. Dia temido pelos americanos onde com pouco tempo os americanos se estabilizaram se tornado novamente o centro finaceiro. Por má administração e um pouco de falta de planejamento o colapso dos mercados financeiros aconteceram novamente em 2008-2009 sendo sua principal causa foi o resultado da fraude institucionalizada e da manipulação financeira. Os “salvamentos bancários” foram implementados com base nas instruções da Wall Street, levando à maior transferência de riqueza monetária da história registrada, enquanto simultaneamente criava uma dívida pública inultrapassável.
Vastas quantias de riqueza monetárias são adquiridas através da manipulação do mercado. Mencionada muitas vezes como “desregulamentação”, o aparelho financeiro desenvolveu instrumentos refinados de manipulação e engano sem rodeios. Com informação interna e conhecimento antecipado, os principais autores financeiros, utilizando os instrumentos do comércio especulativo, têm a capacidade para manipular e burlar os movimentos do mercado em seu proveito, precipitar o colapso de um competidor e arruinar economias de países em desenvolvimento. Estas ferramentas de manipulação tornaram-se uma parte integral da arquitetura financeira; elas estão incorporadas no sistema.
Este processo de declínio econômico é cumulativo. Todas as categorias da força de trabalho são afetadas. Pagamentos de salários já não são mais cumpridos, o crédito é interrompido e os investimentos de capital estão paralisados. Enquanto isso, em países ocidentais, a “rede de segurança social” herdada do estado previdência, a qual protege os desempregados durante uma retração econômica, está também em perigo.
Um filme que relata muito este caso é Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme é um bom filme para quem deseja saber como funciona a Bolsa de Valores.

Nenhum comentário: