quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A escada da lealdade

A escada da lealdade é formada por seis degraus:
1º Clientes prováveis: O universo de pessoas (ou organizações) identificado como possíveis clientes, mas que desconhecem a empresa e o que ela oferta.
2º Clientes potenciais: Indivíduos que já ouviram falar dos produtos ou dos serviços de uma empresa e, portanto, têm algum grau de conhecimento dela, mas ainda não compraram.
3º Experimentadores: Consumidores de primeira vez; aqueles que estão testando produtos ou serviços de uma empresa.
4º Repetidores de Compras: Consumidores que estão iniciando um compromisso mental com a empresa ao repetirem o consumo do produto ou serviço.
5º Clientes fiéis: Pessoas que consomem uma variedade de produtos ou serviços de uma empresa durante muito tem, demonstrando lealdade.
6º Defensores: Clientes que defendem ativamente uma empresa e a recomendam aos seus amigos ou aos colegas de trabalho.
Fidelizando os clientes
Cliente fiel é aquele que está envolvido, presente, não muda, mantém consumo freqüente, ou aquele que é leal à empresa.
Fidelizar clientes é a aplicação consciente e sistemática de determinadas estratégias de atendimento, cuja finalidade é intensificar o relacionamento entre uma empresa e seus clientes.
Uma estratégia de fidelização tem de oferecer mais do que brindes, pois estes não farão com que os clientes voltem sempre. Para conseguir a fidelidade dos clientes, a empresa deve encantá-los e surpreendê-los com a qualidade do seu atendimento.
“O segredo é: vista o sapato do cliente”

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